Historial

historial

A Associação Cultural Marionetas em Algazarra dedica a sua atividade à criação, produção e realização de programas de Teatro e Marionetas promovendo espetáculos e ateliês nas diversas áreas das artes cénicas.

Trabalha na formação de novos públicos através da realização de espetáculos vocacionados para todos, com o objectivo de despertar a sensibilidade artística dos espetadores, motivando-os a reconhecer o Teatro como meio integrante da sociedade.

A estreia da peça Crokorócódilo, original de Carlos Lança, aconteceu no Museu da Marioneta em Lisboa e marcou o início da Companhia em 2002. No ano seguinte, a estreia de Contos em Sombras a partir de H. C. Andersen, permitiu-nos aperfeiçoar novas técnicas que levaram à criação de Tik Tak Espectacliê de Carlos Lança, um espetáculo de técnica mista de fios e de sombras que termina com as marionetas a intervirem num ateliê de construção de sombras.

Em Fevereiro de 2009 estreia no Museu da Marioneta Trimm! Trimm! Histórias de Grimm! espetáculo com marionetas de fios.

Em 2014 estreia Tobias & Tomé, uma história de Carlos Lança inspirada na música de Camille Saint-Saëns, O Carnaval dos Animais.

Desde a data da sua criação a Companhia Algazarra Teatro e Marionetas apresentou-se de Norte a Sul do país e conta com inúmeras representações dos seus espetáculos em programação de Teatros, Festivais, Feiras do Livro, Encontros de Contadores de Histórias, Bibliotecas, Museu da Marioneta e outros Museus e espaços de cultura. Tem promovido também cursos de formação de curta e de longa duração no âmbito da educação artística.

Direção Artística
Carlos Lança e Joana Ribeira

Entidades com quem já trabalhámos
Museu da Marioneta em Lisboa, BIME, Festival de Marionetas de Sintra, Encontro de Marionetas de Montemor, Festival Ponto Pequeno em Vila do Conde, Semana das Marionetas em Leiria, Festival de Marionetas de Famalicão, Palavras Magicas em Lagos, Sociedade Guilherme Cossoul, INATEL, Casa de Teatro de Sintra, FIA, FIARTIL, Feira do livro da Batalha, Feira do livro de Cascais, Feira do Livro da APEL em Lisboa, Mês do Teatro em Caldas da Rainha, Palácio dos Pequeninos, Semana dos Contos de Arrepiar na Universidade do Minho, Semana de Contadores de Histórias V. F. Xira, Desfile da Mascara Ibérica em Lisboa, Semana do Teatro em Portimão, Animateatro, Teatro de Pombal, Teatro de Condeixa-a-Nova, Biblioteca Municipal de Proença a Nova, Biblioteca de Penela, Biblioteca Municipal de Coimbra, Biblioteca Municipal de V. N. Famalicão, Biblioteca da Figueira da Foz, Biblioteca de Vila Velha de Rodão, Biblioteca de Aljustrel, Biblioteca de Rio Maior, Biblioteca da Moita, Biblioteca de Vila N. Paiva, Biblioteca do Livro infantil em Elvas, Biblioteca Gulbenkian de Oliveira de Azeméis, Biblioteca de Vouzela , Biblioteca do Redondo, Biblioteca de Montoito , Biblioteca de Odemira, Biblioteca de Viana do Alentejo, Biblioteca de  Faro, Biblioteca de Miranda do Douro, Museu da Olaria, Museu do Vidro, Museu da Guarda, Museu do Brinquedo em Seia e ainda outros Municípios através da plataforma do Território Artes.